Projecto "Mafalala Festival"

O nome Mafalala surge, segundo vários depoimentos, de uma dança de origem Mácua que se chama M´falala, a qual na era colonial era praticada por gente vinda da Ilha de Moçambique, nesta zona da cidade. E as pessoas quando se queriam referir a este local, no Ronga que é a língua tradicional de Maputo diziam Ka Mafalala (onde se dança M´falala). Entretanto, com o andar do tempo, por corruptela, passou-se desta forma a designar-se o local por MAFALALA.

Deste bairro surgiram grandes figuras do panorama artístico do país (Fany Mpfumo e José Craveirinha, ambos condecorados com o título de ``Doutores Honoris Causa´´ pela UEM) que despontaram para uma projecção internacional e influenciaram sobremaneira a identidade do Moçambicano, através da sua arte e abordagem cultural com a qual esculpiram e moldaram a nossa sociedade.

Todavia a potencialidade da Mafalala não se resume a este facto, pois este bairro é detentor de um dos mais representativos, se não mesmo o maior, mosaico cultural do país com fortes influencias árabes resultante da presença da comunidade muçulmana proveniente das Ilhas de Moçambique, Zanzibar, Comores e outros pontos. A Mafalala esteve na génese do movimento que apadrinhou o folclore e ritmos tradicionais originando a Moçambicaníssima Marrabenta e até hoje produz artista de grande gabarito. Actualmente este bairro continua a ser um verdadeiro viveiro de artistas, estando a residir nele algumas figuras de relevo no contexto artístico e tendo despontado inúmeras jovens promessas.

{gallery}cartaz/2_festival{/gallery} {gallery}cartaz/3_festival{/gallery} * Clique na imagem para visualizar.